Tratamento do TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Por: Luzia winandy
- 5 de fev. de 2009
- 1 min de leitura
Por Luzia Winandy
As obsessões estão relacionadas às ansiedades que são desencadeadas por situações que a pessoa interpreta como de “perigo”, “frustrações”, “medos”, etc que ela não suporta enfrentar.
A finalidade do tratamento é levar a pessoa a interromper o circulo vicioso que ela formou para enfrentar a realidade, ajudando-a a tolerar os pensamentos que provocam a ansiedade.
Para tanto, são trabalhadas durante o processo de terapia, os fatores que estão desencadeando as ansiedades que estão sendo insuportáveis para a pessoa. Utiliza uma técnica cognitivo-comportamental onde o terapeuta auxilia o paciente a identificar e fazer as correções dos pensamentos e crenças errôneas (avaliação exagerada dos riscos, senso exagerado de responsabilidade, necessidade exagerada de controlar, dificuldade de conviver com a incerteza, valorizar demasiadamente os pensamentos, exagerar o risco de contrair doenças, etc.).
Uma vez identificadas tais crenças, utiliza técnicas para sua correção e propõe experimentos para testar sua veracidade, e desta forma corrigir tais erros de percepção e avaliação.
É fundamental, no início do tratamento, obter um compromisso da pessoa com o tratamento, bem como a necessidade de se formar um vínculo de confiança na relação terapeuta-paciente.
Luzia Winandy
Posts recentes
Ver tudoSe você já sentiu o peso da culpa ou a dor de ter magoado alguém, saiba que a reparação é possível. Ela começa com um gesto sincero, com...
Quais são os novos "sintomas" da sociedade moderna? Como as inibições afetam nossas relações em um mundo cada vez mais conectado, mas...
Estava pensando em quantas vezes a gente se sente perdido,ou com uma sensação de vazio interior ou mesmo preso numa tristeza que...